Gênios dos sons

No centenário de nascimento de Beethoven, em 1870, Richard Wagner homenageou o compositor com a publicação do ensaio "Beethoven". No texto, usou conceitos de Schopenhauer e seu próprio ideal de obra de arte total para analisar o rico trabalho executado na "Nona Sinfonia". é a partir daí que o escritor Roger Lisardo elucida, em "Richard Wagner e a música como ideal romântico", as relações que o compositor encontra entre sua obra e o legado de seu compatriota.

O lançamento é da Editora Unesp e traça três eixos para entender as configurações estéticas, filosóficas, musicais e históricas presentes no texto wagneriano: a relação Wagner-Beethoven, a posição do texto estudado em meio à estética musical do século XIX e o uso das ideias schopenhauerianas utilizadas para legitimar filosoficamente o ensaio. O livro parte de uma contextualização histórica, filosófica e estética da época de Wagner, de modo a preparar o leitor para os conceitos que abordará na sequência, além de trazer informações sobre a importância do compositor para o Romantismo do século XIX. Depois vem a análise do ensaio para tecer considerações acerca do legado wagneriano, cuja visão da Gesamtkunstwerk (obra de arte total), conceito que revolucionou a filosofia da música, já estaria anunciada no último movimento da "Nona Sinfonia".

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