Macalé na área

Quem estiver em Fortaleza, na semana que vem, tem motivos para viver a musicalidade brasileira com intensidade. É que o cantor e compositor carioca Jards Macalé será o principal destaque no encerramento da III Mostra BNB da Canção Brasileira Independente, que acontece no cineteatro do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza até à próxima quarta-feira, 30. Macalé aquece os sons na terça, dia 29, quando será a figura central do programa Papo XXI, apresentando e debatendo o tema “Uma Canção”. Na quarta-feira, 30, também às 19 horas, Jards Macalé fará o show de encerramento da III Mostra BNB da Canção Brasileira Independente. Sobre o tema “Uma Canção”, que abordará no programa Papo XXI, Macalé adianta o mote e discorre poeticamente: “a canção já nasce livre. Ela vem dos sons produzidos tanto pelo ser humano como dos sons que o rodeiam. A canção é produto da natureza dos que a produzem e as reproduzem no universo. A canção é um mistério. Vem do nada e, em sua soma, forma um cancioneiro que revela uma cultura. Um país é capaz de traduzir-se através de suas canções. Uma canção é capaz de determinar, geograficamente, uma cidade, uma determinada região, um povo, uma nação. Canções alegres ou tristes, de paz ou de guerra, de dançar e de ninar. Canções nascem livres para que todos tenham a liberdade de cantá-las”.


Compositor, intérprete, violonista, produtor, diretor musical, orquestrador e ator, Jards Macalé está no cenário musical há 35 anos, atuando nas várias formas de arte – seja no cinema, compondo trilhas sonoras, ou no teatro, poesia, artes plásticas, televisão e na música, com shows e gravações, do erudito ao popular.
Macalé produziu grandes artistas, dirigindo ou tocando, entre os quais Maria Bethânia, Gal Costa, Naná Vasconcelos, Wagner Tiso, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Egberto Gismonti, Hermeto Paschoal, Paulinho da Viola e Luís Melodia.
O artista coleciona muitas composições e uma vasta discografia, que vai de 1970 a 2007, ao lado de parceiros como Itamar Assunção, Zeca Baleiro, Ana de Hollanda, Capinan, Torquato Neto, Duda Machado, Xico Chaves, Waly Salomão, Vinícius de Moraes, Abel Silva e a banda Vulgue Tolstoi.

0 comentários: