Degas para poucos


Quem puder dar uma escapada ao Museu de Arte Contemporânea da USP poderá aproveitar, semana que vem (5 a 26 de março / 2009 – quintas-feiras, das 14 às 17 horas), o Curso de Extensão Cultural sobre: Degas Escultor como Paradigma para a Arte Moderna e Contemporânea, com a Profa. Dra. Ana Gonçalves Magalhães (MAC USP). Para saber um pouco mais o tal Edgar Degas (1834-1917) figurou entre os impressionistas como um artista que reverenciava a tradição clássica da arte – uma das razões pelas quais é muitas vezes acusado de conservador. A produção do artista propõe uma série de paradigmas para a arte moderna, alguns dos quais parecem emergir até hoje na produção contemporânea. Particularmente seu trabalho de escultor pode ser tomado como um axioma de proposições modernas, bem como fez emergir questões inteiramente novas sobre o problema da autoria, dos procedimentos da escultura, daquilo que, enfim, entendemos por escultura moderna. Voa que dá tempo!

9 comentários:

Juliane Soska disse...

no Barra Shopping tem uma exposição afú que eu vi em São Paulo há dois anos atrás.

voltei pro blog \o/

Marcos Santuario disse...

Fala mais dela Ju... e bem vinda!

Ariela Dedigo disse...

Que loucura!!! Esse post me fez lembrar que vi algumas esculturas do Degas quando eu tinha uns 14 anos – xiii e faz tempo... rsrsrs - no Memorial da América Latina, em SP. Eu nem tinha despertado (pelo menos não conscientemente) para as artes. Mas não tinha como ficar indiferente diante das pequenas bailarinas e cavalos (equilíbrio, delicadeza) que só bem mais tarde fui saber que tinham sido produzidas em meados de 1898 - quando o artista perdeu quase totalmente a visão e não pintava muito.

O tempo passa e a experiência com o post foi a da frase aí do blog: Deja el recuerdo caer, como fruta por su peso...

Juliane Soska disse...

Artista: Dr. Roy Glove
Data: de 07/03 a 30/05/2009
Horário: De 07/03 a 08/03/2009 - Sábado, das 11h às 23h; Domingo, das 11h às 20h De 09/03 a 24/05/2009 - De segunda a sábado, das 11h às 23h; Domingo, das 11h
Valor:

A mostra Corpo Humano: Real e Fascinante é composta de 26 corpos e 225 órgãos reais que revelam – em todos os seus aspectos – o funcionamento do corpo humano e seus sistemas. Desenvolvida em caráter prioritariamente educativo, sob direção médica do norte-americano Dr. Roy Glover, Corpo Humano: Real e Fascinante apresenta corpos e órgãos de indivíduos acometidos de morte natural, que optaram por participar de um programa de doação de seus próprios corpos em benefício da ciência e da educação, realizado pela República Popular da China. Os corpos passam por uma técnica chamada “polimerização”, em que toda a àgua de todos os tecidos é substituída por uma borracha de silicone, possibilitando que, assim, eles se conservem intactos.


Mais em http://www.portocultura.com.br/arte/index.php?id=7&idExpo=181

Juliane Soska disse...

aaah. o valor que não aparece ali é R$40 e R$20 para estudantes (o/)

o mesmo de dois anos atrás, lá no ibirapuera.

Marcos Santuario disse...

Pois é Ariela... a arte impregna a vida de quem se mantém permeável à sua magia...

Marcos Santuario disse...

Valeu Ju... agora quem quiser conferir a mostra a mostra Corpo Humano já tem a dica...

Anônimo disse...

Oi, sor! Saudades de ti!! Passei pra visitar teu blog e deixar um beijão! :D Até!

Marcos Santuario disse...

Valeu Isadora.. apareça sempre por aki...