Mundo aquecido

Na terça-feira, dia 25, a faixa “GNT.doc” leva o assinante à região mais ao sul do planeta: o continente antártico. O documentário inédito “A Era do Aquecimento Global” mostra que os efeitos do aquecimento já causam transformações concretas no planeta, mesmo que longe dos olhos da maioria. Quem apresenta é Scott Pelley, correspondente do programa americano “60 minutes”. Os cientistas acreditavam que a Antártica era muito vasta e remota para ser afetada pelas alterações climáticas. Essa hipótese, no entanto, tem se provado perigosamente equivocada: as geleiras estão derretendo em tempo recorde e colônias de pinguins estão desaparecendo.
As mudanças não afetam o continente de maneira isolada. Alterações nas correntes marítimas e de ar podem ocasionar o aumento do nível do mar em todo o mundo.
Para descobrir o que está acontecendo na Antártica, Scott Pelley embarca em uma expedição pela região. Um especialista em geleiras leva Pelley e sua equipe para ver um iceberg que está constantemente mudando, estalando e deixando grandes pedaços de gelo para trás.

0 comentários: