Encontro histórico... hermanos



O presidente Lula esteve quatro vezes em Cuba em oito anos de mandato. Ontem ele se reuniu com o líder político Fidel Castro e com seu irmão e atual presidente, Raúl Castro. A reunião com Fidel ocorreu no início da tarde. O líder político, de 83 anos, está afastado do poder por motivos de saúde desde julho de 2006. Os dois conversaram sobre a atual situação da América Latina e as próximas eleições presidenciais brasileiras, marcadas para 3 de outubro.
Já o encontro com Raúl aconteceu após o encontro com Fidel e, segundo o cerimonial de ambos os presidentes, estava confirmado um jantar entre os chefes de Estado. Os dois mandatários aproveitaram a oportunidade para assinar acordos bilaterais nas áreas de Agricultura, Saúde e Tecnologia da Informação; Também está na ilha caribenha o mandatário venezuelano, Hugo Chávez, que, assim como Lula, encontrou-se com Fidel Castro e o presidente brasileiro. Após a visita a Havana, Lula segue viagem e desembarca no Haiti, de onde partirá para El Salvador.
Sob o governo do ex-sindicalista Lula, amigo de longa data de Fidel, o Brasil tem sido um sólido aliado político e econômico de Cuba, oferecendo dinheiro e musculatura corporativa à ilha, que tem finanças precárias. A morte de um dissidente cubano, no mesmo dia da visita de Lula à Ilha dos irmãos Fidel, ofuscou o evento... clica e vai

0 comentários: