Broder na cabeça


Foi numa cerimônia criativa e bem organizada, com direito a Adriana Deffenti cantando, que o diretor estreante Jeferson De festejou uma vitória importante no palco de encerramento da 38 edição do Festival de Cinema de Gramado, na noite do último sábado. Foram cinco Kikitos (ver tabela ao lado) que deram ao primeiro longa-metragem de De a consagração em Gramado, e que já tinha sido apontada por outros Festivais. Emocionado, Jeferson De agradeceu, de forma efusiva, ao festival de Cinema e à sua equipe, que têm feito de "Bróder" um dos fortes candidatos para pleitear a vaga de Filme Estrangeiro na próxima edição do Oscar. Com a mesma intensidade, Caio Blat agradeceu o prêmio de Melhor Ator, definindo Jeferson De como um diretor brilhante que ainda "vai surpreender daqui pra frente". Tendo uma atuação realmente elogiável, Blat foi merecedor do prêmio. "O ''Broder'' conseguiu transformar o Caio num negrão", brincou De, fechando a noite de agradecimentos vestindo a camiseta do seu Sport Clube Internacional.

Quem também consagrou-se na premiação foi Simone Spoladore, que levou o Kikito de Melhor Atriz, por sua atuação no filme de Jorge Durán, "Não Se Pode Viver Sem Amor". Entre outras concorrentes, Simone enfrentou a si mesma, pois sua atuação em "O Último Romance de Balzac" também recebeu indicação. Além do Kikito de Melhor Atriz, o filme de Durán recebeu os prêmios técnicos de Roteiro e Fotografia, premiando um importante trabalho que aponta novas possibilidades para o diretor. Já a produção de Geraldo Sarno sobre momento da obra de Balzac levou o Prêmio Especial do Júri e o de Melhor Direção de Arte.

Reunidos em Gramado, nove críticos do país e do exterior concederam ao filme de Flávia Castro, "Diário de Uma Busca", o Prêmio da Crítica, objeto de desejo de muitos realizadores. Flavia subiu ao palco de Gramado para receber também o Prêmio do Júri Estudantil de Melhor Filme, demonstrando uma sintonia entre críticos e estudantes no seu olhar diante da proposta narrativa e estética da diretora.

Ainda nos longas brasileiros, "180º" de Eduardo Vaisman foi eleito Melhor Filme, pelo Júri Popular. Malu Galli poderia ter recebido o prêmio de Melhor Atriz, com uma atuação convincente e imponente, mas não foi essa a visão do Júri Oficial. Os únicos concorrentes em longa-metragem brasileiros que não levaram nenhum kikito para casa foram "Enquanto a Noite Não Chega", de Beto Souza e "O Contestado - Restos Mortais", de Sylvio Back.

0 comentários: