Fanzine no Museu




Uma boa iniciativa que une arte, criatividade, conhecimento e Comunicação no sul do Brasil. O Museu da Comunicação Hipólito José da Costa, instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura de Porto Alegre, recebe estudantes (da 7ª série do ensino fundamental até o último ano do ensino médio) para a Oficina de Fanzine, nas quartas-feiras pela manhã, após a visita guiada à exposição História da Comunicação, sediada na instituição. A atividade é gratuita. O Fanzine é uma mídia alternativa independente, de baixo custo, que visa à apresentação, de forma livre e artística, de um enfoque sob determinado tema. Utilizado por grêmios estudantis e diretórios acadêmicos (em maio de 68), ainda hoje é reconhecido como instrumento de construção crítica do conhecimento pela expressão artística, conforme cada ponto de vista.

Na oficina, os alunos são divididos em grupos e, após breve introdução teórica, confeccionam o fanzine a partir do que foi aprendido durante a visitação. A principal finalidade é fazer com que os alunos demonstrem sua percepção sobre o papel da imprensa e do museu para a sociedade.
Para a elaboração do material, os alunos devem trazer revistas e impressos para recortes, além de lápis de cor, canetinha e tesoura. Após a oficina, o grupo levará consigo a cópia do fanzine. A atividade proporciona novas aprendizagens, para os alunos e professores. Trata-se de uma ótima ferramenta didática a ser trabalhada em sala de aula (ou na rua) como material de expressão coletiva ou individual. Se tem interesse, entra em contato (51) 32244252.
a

0 comentários: