Festival com Soledad




A atriz e cantora Soledad Villamil, protagonista do oscarizado filme "O Segredo dos Seus Olhos", é outra vez uma das grandes atrações do Festival de Inverno de Porto Alegre. O secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, anunciou hoje em encontro com a imprensa a programação da sexta edição do festival, que será realizada no período de 24 a 31 de julho de 2011.

Pedro Aznar é outro portenho que volta à capital gaúcha para reforçar o sotaque platino, marca do evento. Os argentinos Ignacio Varchausky e seu Cuarteto La Bordona, a banda Cuatro Vientos, o multicultural Chango Spasiuk e o uruguaio Martin Buscaglia fecham a participação do Mercosul. O secretário Sergius Gonzaga frisou que o evento, totalmente patrocinado pela Prefeitura de Porto Alegre, terá 15 shows e doze cursos, entre palestras e oficinas, de alto nível.

O concerto de abertura do festival acontece no dia 10 de julho, com o uruguaio Martin Buscaglia, às 19h no Teatro Renascença. O último concerto acontecerá após a semana do festival, em 23 de agosto, às 21h, no Teatro do Bourbon Country, com Soledad Villamil. A musa argentina teve um contratempo nas filmagens que realiza em Madri e não poderá estar em Porto Alegre no fim de julho. “A Secretaria da Cultura atendeu o pedido da cantora no sentido de postergar a data levando também em consideração o enorme sucesso de crítica que teve sua participação no festival do ano passado”, disse Gonzaga.

”Também apostamos outra vez nas revelações e destaques do Prêmio Açorianos de Música. Reafirmamos assim nosso compromisso com a produção local e damos conseqüência real a essa espécie de certificado de qualidade que o prêmio incorporou”, explica Gonzaga. Haverá shows com Apanhador Só, Gisele De Santi, Paulinho Fagundes, Alvo do Sistema, W Negro, Roots Rap, Érlon Péricles e Nelson Coelho de Castro, além do retorno de diletos filhos do rock gaúcho: DeFalla.

As atrações nacionais ficam com Lobão e Arnaldo Antunes, que também farão palestra sobre seus projetos literários. A lista completa-se com as participações especiais de Antônio Villeroy, Renato Borghetti, Shana Müller, Pirisca Grecco, Duo Deno (Arthur de Faria e Pezão) e a Banda Municipal de Porto Alegre, presente em todas as edições do festival.

Entre os nomes da programação de cursos e oficinas, estão os escritores Affonso Romano de Sant’Anna e Alcy Cheuíche, os jornalistas Paulo Markun, Duda Hamilton, Juremir Machado da Silva, Tatata Pimentel, Juarez Fonseca, Ricardo Chaves e Walter Galvani, os professores Paulo Vizentini, Analúcia Danilevicz Pereira, Luís Augusto Fischer, Voltaire Schilling, Márcia Tiburi, Amanda Costa, Gunter Axt, a produtora cultural Dea Martins e o diretor de teatro Luciano Alabarse.

Todos os ingressos para os espetáculos serão comercializados a partir do dia 18 de julho. Os shows que ocorrem no Teatro Renascença e os cursos serão vendidos das 10h às 18h, no Centro Municipal de Cultura (Av. Erico Veríssimo, 307) e os do Teatro do Bourbon Country (Av. Túlio de Rose, nº 100 / 2º pavimento) das 14h às 22h, também a partir do dia 18. Os shows no Teatro de Câmara serão gratuitos, com retirada de senhas uma hora antes dos eventos no local. Os cursos e o concerto de abertura deverão começar as vendas antes do dia 18, em data a ser divulgada oportunamente.

Devido à combinação de preços acessíveis com espetáculos bastante concorridos, a Secretaria Municipal da Cultura sugere a compra de ingressos com antecedência. Não há possibilidade de reservas, nem venda eletrônica, portanto não existe garantia de ingresso. A fim de evitar a ação de cambistas, as vendas (apenas em dinheiro) estão limitadas a quatro tickets por pessoa para cada show. Saiba mais no hotsite do Festival de Inverno: www.portoalegre.rs.gov.br/festinverno

0 comentários: