No Brasil, as bebidas não alcoólicas são normalmente consumidas durante as refeições ou em momentos de relaxamento, como enquanto as pessoas assistem TV. Assim, esses líquidos são, normalmente, tomados na companhia de amigos e parentes, 80% de seu volume são consumidos em casa. A penetração de bebidas light ou diet é bem baixa no País, mais de 90% do volume ingerido é de bebidas regulares. Esses dados fazem parte do Liquimetric, estudo de hábito de consumo de líquidos realizado pela GfK, uma empresa de pesquisa do Brasil e do mundo, que avalia a ingestão de bebidas não alcoólicas, por meio do preenchimento de diários de consumo. Responderam 1.500 brasileiros entre 1 e 55 anos de idade, das regiões metropolitanas de Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo. A água é o produto com maior penetração, 90% das pessoas o consomem. Enquanto, 2/3 dos brasileiros bebem refrigerantes, sucos e cafés e cerca de 50% tomam bebidas lácteas. Em média, um brasileiro consome 2 litros de bebidas não alcoólicas por dia, valor que é maior no verão do que no inverno. Ainda com relação ao volume, o maior consumo acontece fora das refeições (59%). Durante o almoço e jantar são bebidos 29% da quantidade de líquidos não alcoólicos, enquanto no café da manhã são tomados 12%. A GfK também mede o “share of stomach”, ou seja, a quantidade de volume ingerido por dia de cada uma das categorias. A água é a bebida mais representativa, constituindo 37% do volume de líquidos não alcoólicos ingeridos pelo brasileiro por dia, seguida pelos refrigerantes (19%) e sucos (18%). As bebidas lácteas só aparecem na 4ª posição, com 12% do volume de consumo, seguidas pelos cafés (10%) e chás (3%).
Ao observar o "share of stomach" por regiões, é possível observar a influencia do clima no consumo de produtos. O maior exemplo é o fato de 20% do volume das bebidas consumidas em Porto Alegre serem chás, enquanto a média das regiões avaliadas é de 3%. Essa predominância também ocorre ao se comparar o volume de água bebido em Recife (49%), que é 12 pontos percentuais a mais que a média geral (37%). Segundo a tal pesquisa: a população bebe água motivada pela sede (hidratação), saúde e pelo produto em si (leve, natural, sem açúcar, puro etc), já o consumo de leite acontece por conta da saúde, gratificação (sabor) e para acompanhar as refeições ou digestão de alimentos.
2 comentários:
meu ranking de bebidas:
café com leite [com açucar sim!!rsrs]
água
suco natural
delícias!
Estás dentro do universo dos bebedores do país...
Postar um comentário