Papel ou digital

As discussões sobre a substituição do livro de papel pelo digital é presente hoje na Europa. Em meio aos muitos caminhões que ontem desembarcaram na Feira de Frankfurt, toneladas da mistura de pasta de celulose e tinta que formam nosso mundo e que chamamos de livro, a discussão se acende. Mas, nunca, até agora, o mundo digital tem tido tanta importância. A principal feira do livro do mundo, que começou oficialmente na noite de ontem , e que fica durante quatro dias, se iniciou sob a sobra de uma pesquisa feita com 1.000 profissionais do setor, em 30 países, cuja principal conclusão é que, dentro de dez anos , em 2018, os livros eletrônicos em qualquer formato imaginável superarão o volume de negócio dos herdeiros galáxia Gutenberg. Por enquanto a Feira de Frankfurt comemora os números: títulos expostos (402.284) e novas publicações (123.49. Supera a edição passada. Ah, o Paulo Coelho ainda é uma das estrelas no evento.

5 comentários:

Unknown disse...

Eu já sou da opinião que tudo vire digital. Quanto se gasta em papel e tinta por dia só com a produção dos jornais, revistas e livros? Para mim é besteira esse negócio de "sentir" o jornal, tocar a revista.

O Santuário acredita que daqui a 20 anos o jornal impresso não estará instinto. Tendo como base que em 2020 a maioria da população brasileira será de velhinhos, pode até ser que continuemos a gastar a natureza para repassar informações. Sei lá, por mim as coisas podem ficar tudo dentro da telinha do PC.

Misael Lima disse...

desculpa, não abro mão de ter em mãos um livro. O cheiro e a textura do papel não podem ser substituídas por códigos binários em hipótese alguma.

Essa é a graça de ler. Essa é a graça do livro. Sem isso somos apenas extensões da máquina e não o contrário.

Mas claro, sem radicalismo, afinal, isso não é uma característica sadia no jornalismo.

Juliane Soska disse...

Paulo Coelho presente e divulgando sua página "pirata"...

enquanto outros discursos marcavam a tentativa de encontrar uma maneira de se evitar essa prática.


isso que é ronquenrou!!!!

Juliane Soska disse...

oooops. roquenrou...

Santo Agostinho me inspira mais:
a vida é uma viagem
passagem só de ida
há quem diga que não vale
há quem mate prá viver
a vida é uma viagem
bebida sem gelo
engolida às pressas
às vésperas da sede

curtametragem?!

Marcos Santuario disse...

Pensamentos valiosos de cada um... a gente ainda vai viver muito estas discussões... por enquanto fico com a frase do Santo Agostinho que está na coluna do lado... viajar!!